Blog

18
jun

A planta certa para a sacada

Conheça as espécies mais indicadas para compor o jardim na varanda.

varanda

Para quem mora em apartamento, a varanda representa a possibilidade de ter um pouco de verde ao redor. “É fundamental reservar um local para a natureza. Não importa o tamanho do jardim, mas sim a qualidade de vida que ele nos oferece”, diz a paisagista Paula Magaldi.

Antes de planejar o seu jardim na varanda é preciso redobrar a atenção no momento da escolha das espécies . As mais recomendadas são as de sombra e meia-sombra, que podem ser usadas em jardineiras de alvenaria ou em vasos.

A incidência do sol, a ação dos ventos e o espaço disponível também são determinantes para a definição do projeto. Em andares altos, por exemplo, o sol é presença garantida. Para aproveitá-lo, aposte no colorido de árvores frutíferas como os pés de jabuticaba, romã e pitanga. Os apaixonados por ervas e temperos também podem reservar um local para uma pequena horta.

Veja abaixo as espécies mais indicadas para cada ambiente e como cuidá-las:

Espécies indicadas para meia-sombra: lança-de-são-jorge, pândano espiral, pata-de-elefante, pau-d’agua, asplênio, palmeira-ráfis
Cuidados: irrigação, limpeza e adubação

Espécies indicadas para varandas ensolaradas: palmeira fênix, moreia bicolor, pleomele e jabuticabeiras
Cuidados: verifique a necessidade de rega de cada espécie e a posicione para que receba a ação dos ventos com frequência

Espécies mais recomendadas para a sombra: palmeira-ráfis e bromélia de sombra
Cuidados: fique atento ao excesso de água, pois, nesse caso, ela pode ser mais prejudicial do que a falta de rega

 

Fonte: Portal IG

Tags: ,

1 Comentário - Quero comentar!

  • Olá, isto é um comentário.
    Para excluir um comentário, faça o login e veja os comentários dos posts. Lá você vai ter a opção de editá-los ou excluí-los.

    Comentário por Sr. WordPress — 18 de junho de 2014 @ 6:06

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Deixe um comentário